Curiosidades

HISTORIA DA BICICLETA ATE AOS DIAS DE HOJE

- 1790 - O Conde de Civrac constroi o celerifero
- 1816 - Karl Drais intruduziu-lhe o sistema direcional criando a Draisiana
- 1855 - Ernest Michaux introduz-lhe os pedais na roda da frente,criando a Michaus- durante 20 anos esta evoluiu para o grande biciclo.
- 1880 - Vicent introduziu o sistema de tracçao a roda traseira atraves de corrente de elos metalicos.
- 1888 - Dunlop descobre o pneumatico
- 1920 - Primeiro sistema de mudanças de velocidade.
- 1930 - Aparecimento do duraluminio.
- 1970 - Aparecem as ligas leves,titanio.carbono,soldaduras em aluminio.
anos 80e decada 90 e a grade explosao ate aos dias de hoje eno final da decada de 90 que se assite ao aparecimento da t terreno BTT e o sistema de travao abs.


 
Celerífero: movido com os pes permitia o movimento

A Draisiana foi um avanço na forma direcional


Ernest Michaux, o pai do velocípede modelo 1868

Dunlop inventa o pneumatico

 
Nossos dias 

 By MOSQUITO Gforum

 

 

História do BTT 

   O BTT surgiu nas montanhas da Califórnia, na década de 70, uma vez que as bicicletas de estrada não eram adequadas para superar os obstáculos da natureza, este tipo de bicicleta (Bicicleta de Todo o Terreno), surgiu pela necessidade de criar máquinas mais robustas que permitissem superar estes mesmos obstáculos.
   As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes.
   Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.

   O BTT possui duas vertentes: o DownHill e o CrossCountry.
   No DownHill, ao atleta compete descer uma encosta o mais rapidamente possível. Quanto maiores as dificuldades no caminho, tanto melhor.
   No CrossCountry, é necessária uma maior resistência física, já que os tombos são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade.
   A prática do BTT, obedece a regras muito específicas e os betetistas possuem um código de valores, que deve ser seguido por todos os praticantes da modalidade. O atleta de BTT, essencialmente nas provas de resistência (crosscountry), é responsável pelas reparações na sua bicicleta. Não pode receber apoio exterior, a não ser o fornecimento de alimentação e de assistência médica. Furos ou qualquer outra avaria com que o atleta se depare em prova, tem de ser ele próprio a consertar.

 



Bicicleta Todo-o-Terreno

Bicicleta de Todo o Terreno, B.T.T., Bicicleta de Montanha ou Mountain Biking são várias denominações para o mesmo desporto, que nos tempos de hoje despertou o interesse de miúdos e graúdos.
Não há unanimidade a respeito da origem deste movimento. Para muitos a febre do Mountain Biking deve-se a um grupo de rapazes americanos que desciam por brincadeira as montanhas californianas em meados dos anos setenta, com bicicletas que eles mesmo montavam.
O interesse tornou-se tão grande, que levou grandes marcas comerciais a apostar forte nesta modalidade, tendo já algumas variantes como o Cross Country (prova em circuito fechado, em que se realizam vária voltas, com subidas, descidas e várias partes técnicas), Down Hill (descida de montanha com trilhos rolantes de terra batida e técnicos irregulares que exigem perícia), Up Hill (subida). Four Cross (descida com obstáculos para contornar) e Orientação (Prova com o auxílio de mapas e aparelhos de orientação tais como bússola e GPS, com o objectivo de chegar a um determinado ponto de chegada.
A bicicleta todo-o-terreno ou bicicleta de montanha, é dotada de uma enorme versatilidade e robustez, que permite o ciclista explorar extensas regiões, que a pé se tornariam penosas, e de jipe seriam inacessíveis, disponibilizando um agradável contacto com a Natureza.

É conveniente andar acompanhado sempre que possível e levar um telemóvel ou rádio de transmissões consigo, para o caso de sofrer algum acidente. Caso não esteja equipado com estes aparelhos será muito difícil, encontra-lo numa zona deserta. Deverá levar um cantil com água para evitar desidratação e alimentos para recuperar forças. 
As B.T.T. (Bicicletas - Todo - Terreno) são notavelmente diferentes das tradicionais bicicletas de "passeio", já que a sua estrutura foi desenhada a fim de adaptar-se às dificuldades do terreno. As soldas, os travões e a estética foram melhorados consideravelmente. Um grupo de desportistas aficionados às montanhas foram os primeiros a praticar este desporto no Litoral Oeste dos E.U.A. e começaram por modificar elementos indispensáveis nas suas bicicletas.

Estas bicicletas chegaram a Portugal no final da década de 80 onde reinavam até então as "Pasteleiras" as de ciclismo e as BMX.
Actualmente podemos arriscar a dizer que as bicicletas que mais se vendem são as de BTT, mas também é uma realidade, que muitas destas bicicletas não têm a mínima qualidade para enfrentar os terrenos "Off-Road". Surgiram muitas marcas a fabricar bicicletas com aparência robusta a preços baixos, mas que numa análise mais aprofundada, são raras as peças que são de qualidade.

A nível de Competição, existem e Portugal inúmeras Provas quer a nível Nacional, quer local, de todas as variantes do BTT.

By Amigos do pedal


Modalidades do BTT

Hoje são varias as modalidades de BTT praticadas em todo mundo. XC, MX, AM, FR, FRX, DH E 4X .
São várias as bikes para cada modalidade, vamos vê-las e falar um pouco sobre cada uma delas. Os seus pesos variam consoante o seu preço.

XC ou Cross Country
Modalidade onde o baixo peso da tua bike é muito importante. São muito leves e sem suspensão traseira, muitas com travões V-breake e pouca rigidez, têm ângulos agressivos e uma posição de condução muito deitada, normalmente o peso varia entre 7 e 16 kg
São utilizadas em circuitos rápidos, onde requer mais agilidade e trilhos não muito irregulares. São utilizadas normalmente nos passeios de Fim-de-Semana.

MX - Maratonas
Bikes utilizadas para provas longas com mais de 50 km,normalmente com suspensão total e cursos que variam entre 90 e 120 mm, pesando entre 10 a 14 kg
Posição de condução mais confortável, volante e selim mais elevados que o modelos XC. Normalmente utilizam travões de disco.

Enduro
Para percursos e trilhos mais acidentados, com mais conforto e segurança, componentes mais resistentes e cursos de amortecedor maiores entre os 100 e 150, pesos na ordem dos 12 a 15 kg.
São utilizadas para passeios de longas distâncias com trilhos técnicos e irregulares. Este modelo é na nossa opinião o mais completo, permitindo com bom desempenho efectuar manobras de All mountain, XC, maratonas e 4X.

AM - ALL Mountain ou Freeride Light
Para trilhos muito técnicos e irregulares com saltos. Nesta categoria, as bikes já começam a descer melhor do que subir. Estes modelos permitem também a realização de Enduro, Maratonas e Freeride. No Freeride, os componentes utilizados são normalmente pouco resistentes, caso das suspensões, e alguns componentes leves, como as rodas, espigões. No Enduro não têm limitações, apenas são um pouco mais pesadas 14 kgs.. Nas maratonas em virtude do seu peso as aspirações a bons resultados diminuem.

Fr – Freeride
Estas são as bikes mais utilizadas para descer e desfrutar de alguns saltos. Utilizam cursos que variam entre os 170 e 200 mm, com suspensões de coroa simples ou dupla. O peso destes modelos situa-se entre s 15 e 19 kg. A suspensão traseira varia entre 170 e 200 mm, estando indicada para absorver grandes pancadas. A suspensão dianteira o curso situa-se também entre os 170 e 200 mm.

DH – DownhillEstes são os modelos que têm como único objectivo descer. Os cursos utilizados variam entre os 200 e 240 mm e este tipo de suspensão é mais eficaz em termos de sensibilidade, não precisam de ser tão reforçadas em alguns componentes, daí peso de algumas variar entre 17 e 21 kg. As suspensões utilizadas, são sensíveis, mas não precisam ser tão reforçadas nalguns componentes.

FRX – Freeride Extreme
Estas bikes estão preparadas essencialmente para grandes saltos. Estes modelos são muito reforçadas, utilizando componentes à prova de bala. Os cursos utilizados podem chegar aos 270 mm a trás e 300 mm à frente. O peso é outro factor importante, podendo chegar aos 30 kg.

4 X/Street/Dirg
Estes modelos são utilizados para saltos, mas também para corridas de 4X, podem ser utilizadas para atacar muros, escadas e outros obstáculos. Estas Bikes, podem ter suspensão atrás entre os 100 e os 140 mm. À frente não precisa ultrapassar os 120 mm. A sua utilização é mais frequente em pistas de saltos, skate park e pistas 4X. O peso situa-se nos 14 kg de média.

By BTTAzeitão